Vida Nova

Sejam bem vindos à essa grande aventura em Taiwan!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pré-viagem

Meus queridos familiares e amigos,

O objetivo desse blog é deixa-los informados da nossa nova vida e aventura na República da China – Taiwan. Apesar do Brasil nao reconhecê-la como tal!
Como meu computador tem um teclado americano, desculpem-me os erros!

Estávamos desde julho sem-teto! Agradeco muito a ajuda do W.J. que nos emprestou seu cafôfo em Linz, super confortável e até com internet!
Um luxo!!!
Mas depois que fomos para Bruxelas e Biarritz, ficamos sem internet, e nao deu para publicar o blog. Mas desde agora tenho internet em casa, e pretendo publicar toda semana nossas aventuras e descobertas aqui em Taipei - Taiwan! Mas nessa semana em especial, vou fazer mais duas publicacoes!

Vou também tentar deixar algumas dicas sobre turismo, cultura e toda novidade que achar interessante, de acordo com a minha experiência por lá.
Se alguém tiver alguma dica para me dar, por favor?!
Espero que se divirtam com as histórias e confusoes que com certeza nos meteremos, hahahaha...

Os primeiros passos foram:
- pedir o visto;
- finalizar o trabalho em Linz, Áustria;
- mudar para Bruxelas, ou pelo menos as malas;
- ter alguns dias de férias com o Hugo em Biarritz.

férias em Biarritz/Anglet
Bem, eu tive que pedir o visto de turista, uma vez que nao tinha contrato de trabalho. Como tinha residência na Áustria, fui até Viena no Escritório de Taiwan.
Lá fui muito bem atendida e informei nossa situacao: que o Hugo iria trabalhar na Universidade Nacional de Artes de Taipei como professor e coreógrafo pelo menos por um ano, e que gostaria de ficar com ele todo o tempo. 
Me informaram que deveria pedir um visto de turista, que teria a validade de dois meses, renováveis por no máximo duas vezes, por no máximo seis meses. Ou seja, a cada dois meses teria que renová-lo no Escritório de Imigracao de Taipei.  Após disso, teria que pedir novo visto no Brasil ou na Alemanha onde tenho residência.
Mas todos os brasileiros e europeus que queiram viajar para Taiwan, por no máximo trinta dias, nao precisam de visto!

E atencao, Taiwan é República da China e China é, República Popular da China!!! Dois países diferentes, mesmo que a China ainda nao o reconheca integralmente.

Bem, entao apresentei os seguintes documentos:
- Passaporte original e uma cópia, com a validade minima de seis meses;
- Duas fotos, tipo passaporte;
- Formulário preenchido e assinado;
- Cópia de comprovante de renda ou extrato bancário;
- cópia do comprovante de residência;
- Cópia do contrato do Hugo;
- Carta convite do Hugo;
- 37,00 € em espécie.
- Envelope selado e registrado com o endereco de entrega.

O visto ficou pronto e foi entregue pelo correio em quatro dias!!!
No meu caso, pedi um visto de entrada simples, mas é possível pedir de múltiplas entradas, caso queira viajar pela Ásia, por exemplo. Como acabamos de chegar, achei que nao iria sair de Taiwan nos próximos seis meses.

Bem, no momento vamos morar em um apto perto da Universidade (TNUA - Taipei National University of the Arts: www.dance.tnua.edu.tw).

Vista do nosso ap. em Taipei!
Embarcamos no dia 31/08/2010, do Aeroporto Internacional de Bruxelas às 17:20h.

Acredito que, enfim vou ter a oportunidade de ter a pausa em danca que tanto preciso! Depois de 19 anos, preciso de um tempo para me reencontrar e encontrar uma nova paixao profissional na minha vida!

Até a próxima e nao se esquecam, aqui sao 11 horas de fuso-horário do Brasil e 6 da Europa!!! Para falar comigo, só por skype!

Beijos, com muita saudades de todos!

Paula Santos