Vida Nova

Sejam bem vindos à essa grande aventura em Taiwan!

domingo, 26 de setembro de 2010

Praia

Hoje foi um dia típico de turista…
Segundona (06/09/10), 40°C na sombra e decidimos ir à praia. A Hui-Min nos explicou com um papel em chinês onde era e que ônibus pegar. Iríamos conhecer o litoral norte.
Fácil!
Pegamos o metrô, descemos em Danshui e esperamos por mais de 40 min o ônibus 1262, também poderíamos pegar o 1263 que nem apareceu.
Depois de mais de 1 hora no ônibus, o Hugo resolveu perguntar para o motorista onde descer, e ele disse em chinês, que iria nos dizer!!!
Derrepente o ônibus parou em um ponto no meio da estrada!!! Era nossa parada?!
Descemos no meio do nada… Andamos um pouco no sentido oposto, e pensamos: essa praia deve ser um paraíso!
Vimos uma placa: Fuji Fishing Harbor. Depois de uns 5 min, comecaram a aparecer os restaurantes de crustáceos e peixes enormes e vivos!!!

 Que delícia!
Fazia mais de 40°C, derretíamos debaixo do guarda-chuva! Porque aqui por conta do calor, também usa-se o guarda.-chuva contra o sol!
Andamos um pouco mais, e nos deparamos com um penhasco… Cadê a praia?!
Voltamos para a estrada e esperamos o próximo ônibus… Na espera, consegui decifrar o nome em chinês da praia que a Hui-Min indicou com o mapa da parada, que também estava em inglês. O nome da praia era: Baishawan e tínhamos passado!!!
Mas o ônibus chegou, e resolvemos tentar achar outra praia!
Depois de mais meia hora no ônibus, e passado uma praia, mas o Hugo queria ver a próxima… O motorista nos perguntou em chinês, para onde queríamos ir. O Hugo respondeu em inglês ou em espanhol que queria nadar no mar!!!! Na verdade tanto faz a língua, eles não entendem nada na maioria das vezes mesmo…
O motorista respondeu em chinês, hahahaha…. Que havíamos passado e que deveríamos saltar e pegar outro ônibus no sentido oposto!
Saltamos no calor de 40°C!
O Hugo e eu já estavámos de mal-humor e derretendo! Sem falar na fome, porque saímos de casa às 11:00h e já eram mais de 15:00h!!!
Pegamos um táxi!!!
Enfim a praia… Fomos correndo para a areia e por surpresa Jhongjiao era suja, muiuuuuuto suja!!! E era praia de surfista!!! Achei que eram os primeiros que preservavam as praias… Nem queríamos colocar o pé na areia! Mas o Hugo viu um restaurante, e tivemos medo de nao reconhecê-lo pela rua e fomos pela areia…
 Dá pra ver o lixo?
Aqui em todos os lugares, no táxi ou no ônibus, usam ar-condicionado muito frio! No restaurante quase tive um choque térmico!
Nos restaurantes, sempre servem água como cortesia, acho que por conta do calor!
Pedimos o cardápio em inglês e escolhemos Korea Seafood! Tínhamos os crustáceos frescos na ponta da língua…
Hahahahaha……
Veio uma espécie de sopa fervendo com um macarico feito com gás que o Hugo usava na restauracão da casa em Antuérpia! E os frutos do mar congelados!!!!!
Olha só minha abilidade com os palitinhos!!!
Demoramos uns 5 min para entender que tínhamos que colocar, com os palitinhos, os frutos do mar congelados na sopa para cozinhar!!! Na verdade era muito gostoso! É claro que não conseguíamos pegar com muito sucesso os frutos cozidos, hahahahaha….
Pelo menos vamos aprender a comer de palitinho! Ou morreremos de fome!
Mas a garconete nos trouxe, depois de meia hora os talheres, hahahaha….
Uma pena que os frutos do mar nao eram frescos…
Esse restaurante, impossível de saber o nome, fica na frente do posto policial de Jhongjiao, e a comida que deu para os dois, mais uma cerveja e um suco de laranja natural custou apenas NTS 550,00 =
14 ,00€! Ou mais ou menos RS 32,00!
Aqui em Taipei se come muito bem e barato. O difícil é saber com certeza o que se está comendo!!!

O Hugo lutando com os palitinhos...
Depois desse almoco bem gostoso, voltamos ao ponto de ônibus e pegamos o 1262, sentido Taipei City. Dessa vez, resolvemos nâo perguntar nada, iríamos saltar na 1° praia que víssemos! Mai ou menos depois de 30 min, vimos ao longe uma praia e pensamos: “ Vai ser nessa”. Quando chegamos mais perto, saltamos! Era uma ponto antes… Hahahaha… Andamos e logo vimos a placa: Baisha Bay.
Era 16:30h!!!
Estávamos exautos…
De primeira vista, era limpa e o mar estava calmo.
Eu no Ôceano Pacífico!!! YUPI…..
A água estava quente, mas só era permitido nadar até onde o mar batina nos meus joelhos!!! Provavelmente a maré iria subir derrepente, e os salva-vidas colocaram uma barreira para impedir acidentes e afogamentos…
Para mim tava ótimo, mas o Hugo queria nadar… Mesmo assim relaxamos com a água nos joelhos e curtimos o pôr-do sol atrás das montanhas!
Eu no Ôceano Pacífico!
Meu lindo e o pôr do sol!



Assim que as pessoas comecaram a ir embora, a praia também comecou a ficar suja!!! Eles nao levavam o lixo, deixavam na areia!!! Recolhi o que estava por perto, mas notei que nao havia lixeira também! Fiquei mais surpresa ainda, e decepcionada! Porque na cidade as ruas sao limpíssimas!!!
Ás 18:00h pegamos o ônibus para casa, e dessa vez não nos perdemos, hahahaha…. Chegamos em casa às 19:50! Ufa.....

Beijos e até a próxima aventura,

Paula Santos