Oi gente, tudo bem?
Nós estamos ótimos aqui em Taipei! O clima mudou um pouco, está nublado, às vezes chove, mas o calor continua! Que maravilha!!!
No domingo, 12 de setembro, fomos até o "Guandu Wharf," o Porto de Guandu e pegamos o barco até "Danshui Wharf"! A vista de "Taipei City" ao fundo, as montanhas ao lado e o mar à frente é maravilhosa!!!
Nós estamos ótimos aqui em Taipei! O clima mudou um pouco, está nublado, às vezes chove, mas o calor continua! Que maravilha!!!
No domingo, 12 de setembro, fomos até o "Guandu Wharf," o Porto de Guandu e pegamos o barco até "Danshui Wharf"! A vista de "Taipei City" ao fundo, as montanhas ao lado e o mar à frente é maravilhosa!!!
Como estava um sol de matar, e estava cansada de carregar o guarda-chuva, vi e comprei na hora um chapéu de chinês/japonês! Esses que eles usam na plantação de arroz!!!
Visitamos o "Forte San Domingo", que tem uma linda vista para o encontro do Rio Danshui e o Ôceano Pacífico! Dizem que o pôr do sol visto daqui é divino!
O Forte foi construido pelos espanhões em1629 e, mais tarde ocupado pelos holandeses, chineses e finalmente pelos ingleses, que o transformou em sede do consulado Britânico até 1980, quando para evitar problemas com a República Popular da China, se retirou de Taiwan.
É claro que lá achamos um mercado de comida! Eles adoram comer, sempre entre a família ou amigos! A criançada brinca, corre e se esbalda nas noites quente daqui!
Nós perdemos o medo e estamos começando a provar de tudo! Apontamos e pagamos, hahahaha...
O que comemos?
Sabe-de Deus ao certo, porque quando perguntamos dizem: porc, fish, vegetable... Porco, peixe, legumes... Mas o que exatamente do porco ou do peixe, nâo temos a mínima idéia... Só descobrimos até agora é, que a cozinha taiwanesa é uma mistura da cozinha chinesa, japonesa e coreana!
No dia seguinte, segunda 13 de setembro, foi o início do trabalho do Hugo na Universidade Nacional de Artes de Taipei - TNUA, como Professor Hugo: "Hugo Chau Zhuo"!!! Se pronúncia algo como: Hugo Tchaú Zô...
O "Hugo Chau Zhuo", para não se expôr após ao banho, quer comprar um roupão original chinês! Andamos mais de quatro horas em "Ximen," área de compras para jovens, hahahaha...
São milhares de lojas, cada uma com um letreiro colorido e uma caixa de som!!! Se acha de tudo e de todos os preços... Menos o roupão... Hahahaha....
Os taiwaneses se vestem como os ocidentais, e assim querem parecer!
A semana foi muito agitada para o Hugo! Reuniões, apresentações, alunos, muitos nomes chineses, aulas de balé e ensaios... Ufa... E é claro, um calor de 40°!!!
Eu vou assistir o Hugo nos ensaios de sua nova coreografia! Assim aprendo algo novo e vejo se gosto! No resto do tempo sou dona de casa... Limpo, cozinho, até passo roupa!!!
Essa é uma profissão que não me agradou e decidi não seguir carreira, hahahaha....
Estou procurando uma escola de massagem Thailândesa e/ou de SPA Terapia, ainda não encontrei aqui em Taipei... Mas na pior das hipóteses, vou estudar na Thailândia ou na Indonésia mais tarde. O Hugo é não gostou muito dessa idéia...
Enfim, final de semana!
Tufão à vista!!!
Na TV, em chinês é claro, avisaram a chegada do tufão Fanapi! Deve ser para abençoar o Professor Fanari, hahahaha....
Estavam esperando o mais forte do ano, mas aqui em Taipei não passou de uma ventania e um pouco de chuva! Graças à Deus!!!
Mas na dúvida, não saimos de casa e ficamos bem atentos e morrendo de medo!
Mas na segunda, o sol apareceu como sempre e a vida voltou ao normal!
Pela manhã, assisti do ap. uma procissão! Acho que estavam indo para o Templo Guandu... Havia bonecos enormes, oferendas de flores, altares, música e canto! Mas infelismente a máquina fotográfica estava com o Hugo na Universidade...
Na terça, véspera de feriado aqui em Taiwan, fomos tentar achar o roupão do Hugo! Fomos até "Taipei Main Station", em um Shopping-Center.
Nada de roupão, hahahaha...
Mas vimos uma massagem de facões!!! Incrível!!! Deve relaxar, porque estava cheio de gente na fila... Mas também não temos foto, que pena...
No dia seguinte foi feriado de "Meio Outono", e depois de 47 anos a lua cheia pôde ser vista com a estrela Dalva!!! Linda noite...
Dá pra ver a estrela Dalva? |
A lenda:
"No dia 15 de Agosto segundo o calendário lunar, os chineses comemoram a Festa do Meio Outono que tem origem numa belíssima lenda: Chang E voa para a Lua.
Na noite desse dia, quando a lua cheia levanta-se no horizonte , os velhos, junto com seus filhos e netos, sentam-se ao redor de uma mesa no pátio e contemplam a Lua, comendo melancia, maçã, uva e outras frutas, assim como yuebing, um tipo de bolo especialmente para esta festa.
Nestas ocasiões, os velhos costumam contar a história de Chang E, que voou para a Lua.
Segundo uma tradição, Chang E, sobrinha do Imperador Celestial, casou-se com Hou Yi, outra divindade do céu, e o casal levava uma vida feliz. Naquele tempo, havia dez sóis no Céu. E na terra, as plantas, queimadas, murcharam, reinavam as feras e os bichos venenosos.
O imperador celestial decidiu enviar Hou Yi para ajudar a humanidade a remover nove dos dez sóis do céu e aniquilar as feras e bichos venenosos na superfície da terra. E Chang E acompanhou seu marido. Ao chegar à terra, Hou Yi acomodou sua esposa numa gruta da montanha e foi combater os sóis com arco e flecha e aniquilar as feras e os bichos com sua espada.
Sozinha na gruta, Chang E sentia-se muito solitária. Um dia, ela percebeu que só restara um sol no céu e concluiu que, cumprida a missão dada pelo imperador celestial, Hou Yi voltaria logo. Sem conter a alegria, começou a dançar, queria voar, pois quando vivia no céu, ela viajava entre as nuvens. Mas ali não podia. Ficou aflita.
Quando voltou à gruta, Hou Yi viu que sua mulher chorava e perguntou o que lhe acontecera. Chang E contou o motivo. O marido consolou-a dizendo: "Não fique triste. A imperatriz-mãe do Oeste tem remédio de imortalidade. Vou pedir-lhe tal remédio para nós. Viver no mundo como imortais é muito melhor que levar uma vida solitária no céu."
Chang E concordou e parou de chorar.
Superando mil e uma dificuldades, Hou Yi chegou ao Palácio da Imperatriz-mãe do Oeste, situado em cima da Cordilheira Kun Lun.
Inteirada do caso, ela disse: "Quem toma uma pílula do meu remédio, fica imortal; quem toma duas, pode voar para o céu e tornar-se divindade."
Como havia decidido ficar na terra para continuar a ajudar a humanidade, Hou Yi pediu duas pílulas, uma para ele próprio, e a outra, para sua mulher Chang E.
Depois de uma viagem de alguns meses, Hou Yi retornou à gruta, levando as duas pílulas.
A Chang E ficou muito contente e queria tomar o remédio imediatamente, mas o marido a impediu, dizendo: "Paciência. Tomremos amanhã, dia 15 de Agosto, com a Lua mais cheia e brilhante."
Alta noite, a Chang E não conseguia dormir. Pensava: uma pílula para ser imortal, e duas para voltar ao céu e levar uma vida de divindade. Por um impulso do momento, ela tomou as duas pílulas e saiu da gruta. A Lua estava lá no céu, redonda e brilhante, como um prato de prata. Chang E sentia-se leve, e começou a voar para o céu.
Inteirado do retorno de Chang E, o imperador celestial baixou uma ordem, dizendo que por ter voltado ao céu sem autorização, Chang E é condenada ao exilo na Lua de onde jamais poderia sair.
Sem se atrever a contrariar a ordem do imperador celestial, Chang E foi morar na Lua onde passou a levar uma vida triste, solitária, mordida de remorsos, acompanhada por um coelho branco que pila ervas medicinais, um sapo e um grande loureiro."
Fomos passear com a Chiou! Ela nos levou à um restaurante simples, mas com uma comida divina!!! "Lau Ti Fán" é o nome do restaurante.
E pela 1° vez sabíamos o que estávamos comendo, hahahaha...
Ela escolheu vários pratos: pele de peixe, ovos de pato com tôfu, peixinhos com amendoím (me lembrei do meu pai que adora peixe e amendoim!) e Chau Lon Pái ( como o Hugo diz, é um Ravioli taiwanês), com recheio de carne, peixe e outro doce!!!
Depois desse banquete, nos levaram para " A montanha de ouro", em um templo budista, "Templo Fan Gu Chan". Lá a guia, muito simpática, nos explicou um pouco sobre os costumes e crenças budistas. Nos mostrou a estátua do "Chacá Moni Buda", o mais importante dos Budas, pelo o que entendi...
Esse templo foi fundado pelo Master Sheng Yen! E não era permitido tirar fotos... Só da paissagem...
"Felicidade e sofrimento, são ambos criados pelo poder da mente", de Mestre Sheng Yen.
Consegue ver o "Templo Fan Gu Chan" lá atrás? |
Não esqueçam que escrevo as palavras como ouço, ainda não sei escrever em chinês! Hahaha...
E mais um final de semana chegou e decidimos ir à praia de novo!!! Tomamos o ônibus 1263 em Danshui, depois de mais ou menos 30 min, descemos na "Qianshuiwan"!
Mas a surpresa foi ver todo mundo com roupa!!! Fazia uns 35°, estamos derretendo...
O mar estava calmo, e não era fundo... O Hugo como sempre queria nadar, hahahaha.... Mas a água batia nos meus calcanhares, hahahahaha....
Mas com esse calor, tudo vale a pena e nos refrescamos mesmo assim! E é claro, de biquini e sunga!
No dia seguinte, nos encontramos com um outro amigo que trabalhei em Gelsenkirchen, Chih Kuo! E perguntamos porque todo mundo vai à praia de roupa e fica de roupa?! Entram até no mar????!!!
Reparem as pessoas na água de calça jeans?! |
Ele nos explicou que para os taiwaneses, a praia é um lugar público e aberto, por isso não mostram seus corpos, que é para ser mostrado em ambientes privados!!!
Mas e de biquini?
Ele disse que para se usar biquini, shorts, mini-saia ou qualquer roupa ouçada, a pessoa tem que ter um corpo bonito! E na maioria das vezes, eles se acham feios!!!!!!!!!!! Gente mais velha então, nem pensar!!!
Que coisa...
Pobre do Hugo, ele tinha esperança de achar uma praia que pudesse tomar banho de sol pelado, como na Europa! Hahahaha....
Mas pelo menos achamos o roupão do Hugo em Ximen, o mesmo lugar que andamos por mais de 4 horas!!! Hahahahaha... O Chih Kuo nos ajudou!!!
Que na verdade é japonês, hahahahaha.... |
E aqui deixo um grande beijo com muita saudade!
Até a próxima postagem!
Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário